domingo, 21 de junho de 2009

O que é o Curso “A próxima geração de líderes”

O Curso “A próxima geração de líderes” é um curso de curta duração, voltado para o público jovem de 14 a 19 anos de idade. Possui carga horária de 30 horas, que serão divididas em 15 dias com 2 horas cada.
Será ministrado em escolas públicas e particulares do Distrito Federal, mais especificamente nas seguintes Regiões Administrativas: Águas Claras, Brasília, Ceilândia, Cruzeiro/Sudoeste, Gama, Guará, Sobradinho e Taguatinga.
O Curso contará com ferramentas capazes de sensibilizar jovens estudantes no tocante à necessidade do respeito entre os gêneros e de iguais oportunidades de acesso às instâncias de poder.
O início do Projeto nas escolas é precedido por uma Reunião com Pais e Educadores, no sentido de apresentar o projeto e orientar o engajamento e a participação de todos no processo.

O corpo de instrutores do Curso

O corpo de instrutores do Curso é composto por profissionais, os quais são selecionados observando-se a conduta moral e experiência com atividades sócio-educativas.
O Curso contará com profissionais que atuam em áreas afetas à participação política e equidade de gênero, como: Educação, Ciência Política, Direito, Sociologia e Psicologia.
O perfil do profissional instrutor será:
• Ter experiência em atividade educacional e/ou política;
• Ter facilidade de comunicação;
• Ter criatividade;
• Ter conduta moral ilibada.
Os profissionais deverão comparecer, à escola, usando o broche com a logomarca do Projeto juntamente com seu crachá de identificação e ministrarão as aulas, ou palestras, acompanhados do professor da turma.

Como será o Curso

O Curso será ministrado nas segundas, quartas e sextas-feiras durante o horário normal de aula. Possui carga horária de 30 horas, que serão divididas em 15 dias com 2 horas cada. Serão utilizadas 5 semanas.
Participarão aproximadamente 200 jovens, ou 4 turmas por escola, sendo metade às 8h da manhã e a outra metade às 10h. Os horários poderão ser ajustados de acordo com as necessidades de cada escola.
Em cada dia, o tempo será dividido em:
• 60 minutos – Aula Teórica ou Prática / ou Palestra;
• 30 minutos – Lanche;
• 30 minutos – Para perguntas e Debate entre a turma sobre tema levantado pelo instrutor.
O lanche será fornecido pela Coordenação do Projeto e será composto de suco/refrigerante e sanduíche ou suco/refrigerante e cachorro-quente. O lanche de boas vidas (1º dia) e o do encerramento (15º dia) consistirá em Coquetel (refrigerantes e salgadinhos) para os alunos, instrutores e familiares – para aproximadamente 900 pessoas.
Haverá uma Aula Inaugural, a qual será composta por Apresentação do Projeto aos participantes pela Coordenação Geral do Projeto Mulheres no Poder, Exibição do Documentário ‘Mulheres no Poder’ e Palestra com um artista ou personalidade (voluntário) que os jovens admirem, sobre o tema: Motivação para a responsabilidade social. Ao final será oferecido o lanche de boas vindas.
Os 15 dias serão organizados da seguinte forma: Ciclo de palestras – Total de 5 palestras por Curso; 5 Aulas Teóricas e 4 Aulas Práticas.
As Aulas Teóricas fornecerão a base para a construção de indivíduos responsáveis e antenados para os problemas sociais, especialmente em relação à Direitos, Deveres e Igualdade entre os Gêneros.
As Palestras serão voltadas para estimular jovens do sexo masculino e feminino a pensarem igualitariamente e com responsabilidade perante os problemas da sociedade. Além disso, trarão esclarecimentos sobre temas importantes para a construção de um pensamento ético, moral e justo. Buscarão, ainda, motivar a participação feminina nos processos de tomadas de decisão.
As Aulas Práticas servirão para estimular os alunos a procurar soluções, fazendo crescer nestes o espírito de responsabilidade social.
Nestas Aulas, os instrutores levarão 10 demandas sociais e as distribuirão entre 10 grupos de alunos, previamente separados. Será, então, feito um sorteio das demandas e cada grupo procurará formular alternativas para solucionar os problemas.
Além disso, os alunos realizarão pesquisas e montarão apresentações orais de suas idéias de modo interdisciplinar (apresentação simples ou dramatização), que terão duração máxima de 3 minutos por grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário